sábado, 22 de março de 2008

..:: THE ADVENTURES IN PARÁ ::..

CAPÍTULO III – COMPÊNDIO LEXICOGRÁFICO DE PRATOS TÍPICOS

Barriga cheia, mão lavada, pé na estrada.
Expressão popular

Bem, resolvi fazer um pequeno dicionário dos alimentos típicos daqui. Como a diversidade alimentícia aqui é muito grande, provavelmente haverá “parte 2” em breve.

Cupuaçu – é o fruto de uma árvore originária da Amazônia brasileira (Theobroma grandiflorum; ex-Sterculiaceae), parente próxima do cacaueiro.
Comentário: Ótima fruta, é meio doce, ao mesmo tempo que tem um azedinho lááá no fundo. Aqui no Pará eles fazem tudo com cupuaçu, como bombons, sorvetes, sucos, cremes, e por aí vai.

Ingá – da Subfamília Mimosoideae, é um fruto muito comum nas margens de rios e lagos, é muito procurado pela fauna e pelo homem por suas [sementes] envolvidas pela sarcotesta branca e adocicada.
Comentário: O ingá é bem isso mesmo, mas eu sinceramente achei um pouco estranho. Meu Deus, aquilo parece um casulo de borboleta; quando se coloca aquilo na boca tem a mesma textura de um caroço de manga em tamanho menor, felpuda, mas parece um algodão. Só que como eu associei a semente a um casulo, eu fiquei meio enojado de comer. Fazer o que né?!

Bacuri – De sabor requintado, polpa muito carnuda, branca, cremosa, casca grossa, sabor e cheiro agradáveis, utilizada para sucos, doces, sorvetes, geléias, etc.
Comentário: o bacuri é bem isso, mas é muito estranho. Porra, não da pra abrir ele com faca, quer dizer, até dá mas depois se coloca a faca fora, porque ele solta uma resina melequenta, que gruda mais que super bonder. O suco de bacuri é uma delícia. E eu que pensava que bacuri era um peixe...

Rambutão – é o fruto da Rambutaneira (Nephelium lappaceum), uma árvore tropical de tamanho médio, da família das Sapindaceae, que se julga ser nativa do Arquipélago Malaio. O Rambutão é um fruto comestível, muito abundante no Sudeste Asiático, sobretudo na Tailândia.
Comentário: Nossa, é a minha favorita até agora. Extremamente doce, facil de abrir, não precisa cozinhar nem nada; é so botar na boca e comer. De início da pra jurar que é um ouriço; não se sabe se é um bicho ou uma fruta, mas é otima!

Castanha-do-pará – A castanha-do-pará, ou castanha-do-brasil é a semente da castanheira-do-pará (Bertholletia excelsa) uma árvore da família botânica Lecythidaceae, nativa da Floresta Amazônica. É um fruto com alto teor calórico e protéico, além disso contém o elemento selênio que combate os radicais livres e muitos estudos o recomendam para a prevenção do câncer (cancro).
Comentário: Então não vou ter cancer mesmo hehehe. Acho que engordei uns 2 quilos aqui comendo castanha do pará. Nossa cheguei a conclusao que ela vicia.

Castanha-de-caju – A castanha possui uma casca dupla contendo a toxina uruxiol (também encontrada na hera venenosa), um alergênico que irrita a pele. Por isso a castanha deve ter sua casca removida através de um processo que causa dolorosas rachaduras nas mãos. As castanhas vendidas como "cruas" são previamente cozidas, mas não torradas. A castanha, o óleo, o fruto tambem possui Acido Anacardico, que e muito potente contra bacteria que sao gram-positivo como Staphylococcus aureus resistentes, Streptococcus mutans que faz cáries dentales, e tambem Tuberculose.
Comentário: responsável pelos outros 1,5 quilos que engordei aqui (acho que vou entrar por Guinness como maior ganho de peso em menos tempo; engordei absurdos 6,5 quilos em 1 mes e 10 dias!!!)


Caranguejo toc-toc – o caranguejo cozido inteiro em água, sal, limão e alho. Os caranguejos são quebrados com a ajuda de pauzinhos, para retirar as carnes. Os talheres são substituídos pelos próprios dedos. Molho de pimenta-de-cheiro a gosto.
Comentário: nossa, quem inventou esse prato só deve ter amor à própria vida! Cara, eles pegam o caranguejo VIVO numa panela com água, sal e alho pra cozinhar, aí depois colocam aqueles bichos mortos “olhando” pra você e comem com a maior naturalidade, fora que eles já vendem os pobres caranguejos na beira das estradas vivos e amarrados, todos juntos. É a coisa mais horrível do mundo. Cada vez que passo por eles na estrada me lembro do Poema Navio Negreiro de Castro Alves. Por maior a sandice que possa ser fazer essa comparação eu infelizmente me lembro, porque os caranguejos ficam ali, todos grudados um no outro envoltos em uma corda. Quem me conhece sabe, por dedução, que não comi esse atentado à vida animal né! Comi um pouco de caranguejo feito na panela sem casca nem nada, mas só perdi meu tempo porque não é nada agradável.

Tucumã – (Astrocaryum aculeatum) é uma palmeira que chega a medir até 20 m, geralmente solitária, de estipe com faixas de espinhos negros, folhas ascendentes, inflorescência ereta e frutos amarelos com tons avermelhados.
Comentário: é uma pupunha sem ser cozida; fruta sem graça, dura, com gosto de sopa de abóbora, e além de tudo mancha os dedos de maneira a ter que ficar dois dias lavando as mãos praquela tintura sair.

Pupunha – (Bactris gasipaes, Kunth) é o fruto da pupunheira, uma planta de porte magnífico da família Arecaceae (antiga Palmae), a qual pode crescer até 20 m e também é originária das florestas tropicais do continente americano. É muito conhecida pelas populações nativas da América Central até a Floresta Amazônica, sendo há séculos utilizada na sua alimentação.
Os frutos são freqüentemente consumidos depois de cozidos em água e sal ou na forma de farinha ou óleo comestíveis. Contudo eles também podem ser matéria prima para a fabricação de compotas e geléias. A casca (epicarpo) da pupunha pode ser vermelha, amarela ou laranja, quando o fruto está amadurecido, de acordo com a variedade plantada dessa palmeira, que é também cultivada para a produção de palmito.
Comentario: vejamos, o que eu vou falar da pupunha, além de que o nome me lembra “punheta” (desculpem a perversão da minha mente). A pupunha definitivamente me lembrou um pinhão! Como não gosto muito de pinhao, não gostei da pupunha tabmem. Ora bolas, da onde tem que se cozinhar uma fruta pra comer??? Mas sinceramente acho que nao gostei porque a pessoa que preparou não fez direito, porque achei meio sem sal. Ela está entre um pinhão e um aipim cozido.

Murici – O murici (Byrsonima crassifolia, L. Rich), também conhecido como murici-da-praia ou murici-do-brejo, é uma árvore da família Malpighiaceae, ordem Malpighiales.
Comentario: um dos melhores sucos que ja tomei, mas não experimente comer essa fruta! Poxa vida, pra dar um suco tão bom ela devia ser boa de se comer tambem, mas nao é. Parece um pure de batatas, misturado com limão. Fica “travando” na língua como se tivesse comido marmelo ou banana verde!

Suco de cacau – A fruta apresenta uma casca grossa e amarela quando madura, e precisa ser quebrada com alguma força para se abrir. Dentro, as sementes estão envolvidas por uma polpa branca de sabor ácido, aproveitada para doces e sucos. Das sementes, ou amêndoa, extrai-se o pó de cacau, de sabor amargo, que é a base para a confecção de chocolate. Para tanto, as amêndoas são secas, torradas e trituradas.
Comentário: bom, só provei o suco de cacau. Realmente é muito bom!!! Agora eu sei porque os maias utilizavam o cacau como moeda de compra de outros alimentos (escambo :P)

Dourada frita – Peixe de couro. A cabeça é prateada e o corpo claro com reflexos dourados, dão o nome comum. Apresenta longos lobos na nadadeira caudal e barbilhões curtos. + uma espécie de grande porte, que pode chegar a mais de 1,5m de comprimento total e 20kg.
Comentário: não entendo nada de peixe, apenas que eles nadam :P. bom, eu nunca fui muito afim de peixes de couro, mas confesso que essa dourada frita é uma delícia. Como tenho viajado bastante pro interior do Pará e pra localidades onde a diversidade alimentícia não é muito grande, com exceção das frutas, um prato feito de dourada tem caído muito bem.

Feijão tropeiro – “Cozinhar o feijão e reservar. Fritar o bacon e reservar. Fritar os ovos nesta gordura do bacon e reservar também. Na mesma panela colocar a gordura de porco ou óleo, fritar o alho, a cebola e o sal com alho. Refogar o feijão, deixando ferver por dez minutos. Acrescentar a farinha aos poucos. Desligue o fogo e acrescente o bacon e por último os ovos. Servir com arroz com alho, lombo, lingüiça, couve com alho e torresmo.”
Comentário: não gostei. Definitivamente não gosto desses derivados do porco. Prato gorduroso, sem graça e que, para mim, mais parece uma lavagem. Prefiro um belo feijão feito na panela e misturado com arroz (saudades do feijãozinho da minha mãe!!!)

Farinhas – nunca pensei que fosse conhecer tanto tipo de farinha diferente. Pra mim quando se falava em “tipos de farinha” era farinha tipo 55 ou 65, no máximo uma farinha de rosca. Aqui tem farinha d’água, farinha de mandioca, farinha de milho, farinha de tapioca, farinha disso, farinha daquilo, farinha de não-sei-mais-o-que. Achei um povo que come mais farinha que catarino, mas de fato as farinhas daqui são muito boas, apesar de que sou suspeito pra falar pois sempre gostei.

Açaí – Açaí ou juçara é o fruto da palmeira conhecida como açaizeiro, cujo nome científico é Euterpe oleracea. É uma espécie nativa das várzeas da região amazônica, especificamente dos seguintes países: Venezuela, Colômbia, Equador, Guianas e Brasil (estados do Amazonas, Amapá, Pará, Maranhão e Acre).
Comentário: realmente essa é a fruta do Pará!!! Até comprei uma camiseta escrito “açaí” bem grande... eu particularmente gosto muito de açaí, porque além de ser saboroso, é uma refeição completa, super vitaminada mas tambem engorda bastante (minhas banhas que o digam). Vou fazer um capitulo a parte só sobre o açaí, porque ele merece!

Cajá ou Taperebá – é o fruto da cajazeira (Spondias mombin). É também chamada de ambaló, ambaró, cajá-mirim, cajazinha, tapareba, taperebá, taperibá, ou tapiriba. Os frutos da cajazeira são muito apreciados pelo excelente sabor de sua polpa.
Comentário: legítima fruta “Elma Chips”: é impossível comer uma só! Muita boa e muito doce,tão doce que depois que comi umas 20 fiquei um pouco enjoado. Será que não foi porque comi demais?! Azar, agora ja comi mesmo ... hehehe


Comidas e frutos a serem provados:

Maniçoba (prato típico)
Abricó (fruto)
Abiu (fruto)
Jaca (fruto)
Sapoti (fruto)
Piquí (fruto)

4 comentários:

Darthmello disse...

E eu que achava que "bacuri" era uma criança, mas enfim bela lista cara! Aquele ouriço lá deve ser moh da hora! XD

Will disse...

Ei coisa feia !!! tu é tão doido que eu sei que deve estar acontecendo um monte de malucquices com vc ai, eu queria ver as suas aventuras o que vc faz, as merdas que acontecem... as "criaturas que vc come" kkkkkkkkk pow jonatas vc é tao doido que merece que eu leia esse blog !!! mas pow chega de informação nutricionão eu preciso de nutrir meu cérebro com as suas besteiras!rsrsrsrss

Will disse...

poe o meu blog nos seus links ae jonatas !!!

shy disse...

Jônatas, Ingá tem aqui em casa!
Sabe aquela árvore na frente da minha casa, que no verão larga um cheiro doce que infesta tudo? Aquilo é um ingazeiro! xD
E, até onde eu saiba, qualquer carangueijo tem que ser cozido vivo, independente do tamanho, porque se não a carne fica ruim (por isso me nego a comer carangueijos ^^).
Agora tu não reclama mais que u não li teu blog! XD